atendimento

Categorias

Lista de cotação

Sem produtos adicionados até o momento

Como melhorar o atendimento ao cliente da marcenaria?

Como melhorar o atendimento ao cliente da marcenaria?

OFEREÇA ATENDIMENTO PERSONALIZADO AO CLIENTE 

Personalização é palavra de ordem para melhorar o atendimento ao cliente da sua marcenaria. Seus consumidores não são iguais, por isso, a forma como são atendidos também não pode ser.

Para oferecer um atendimento sob medida para seus clientes é preciso, antes de tudo, conhecê-los. Isso significa saber quais são seus hábitos de compra, com que frequência eles fazem negócios com sua marcenaria e que tipo de produtos/serviços costumam adquirir com sua empresa.

Para isso, busque manter um cadastro completo dos seus clientes, com o máximo de informações possível sobre eles. Além dos dados básicos, como nome, endereço, telefone e documentos, vá além e insira informações valiosas, como data de aniversário, forma de pagamento mais usada, produtos mais comprados e, até mesmo, tipos de madeira que preferem. Assim, você pode oferecer um atendimento o mais personalizado possível.

DESTAQUE AS CARACTERÍSTICAS MAIS IMPORTANTES DO PRODUTO

Um bom atendimento ao cliente passa ainda por saber vender os produtos e serviços disponíveis no mix da sua marcenaria. Nesse sentido, busque sempre destacar durante a venda as características do item que são mais alinhadas com o que o cliente procura. 

Para isso, é essencial conhecer bem os produtos vendidos pela sua empresa para poder ter um bom discurso de venda e tirar todas as possíveis dúvidas do cliente.

Outro ponto importante é saber ouvir o consumidor e entender suas necessidades. Dessa forma, você pode ressaltar para ele as características do produto que fazem com que ele seja a pedida ideal para sua compra na marcenaria. 

Caso não tenha em sua empresa nenhum produto que seja adequado ao que o cliente procura ou precisa, seja honesto. É melhor perder uma venda e conquistar a confiança do consumidor do que empurrar um item que não atende às necessidades do cliente e perdê-lo para sempre.

APRESENTE UM DEADLINE DAS ENTREGAS

Quem quer saber como melhorar o atendimento ao cliente da marcenaria não pode deixar de ter atenção à importância de informar para o consumidor sobre o prazo máximo para a entrega do pedido.

Esse deadline deve ser passado para o cliente antes mesmo da compra ser finalizada. Dessa maneira, ele pode decidir se o prazo atende ou não às suas necessidades antes de fechar o seu pedido.

Caso algum tipo de atraso aconteça durante o processo, seja transparente e comunique imediatamente o cliente. É essencial que a relação de negócio estabelecida tenha a confiança como base. Apenas dessa forma você converterá um cliente comum em um consumidor fidelizado.

MANTENHA UM RELACIONAMENTO FREQUENTE

Um bom atendimento ao cliente compreende ainda manter um relacionamento frequente com seus consumidores. Afinal, quem não é visto não pode ser lembrado.

São diversas as formas de estabelecer contato com seus clientes. Envie e-mails marketing com promoções da sua marcenaria, avise ao consumidor que ele tem descontos especiais em períodos comemorativos (como aniversário) e ofereça benefícios exclusivos para quem indicar o seu negócio para sua rede de contatos. Dessa forma, sua marca nunca sairá da mente do cliente.

Lembre-se de que, quanto mais personalizadas forem suas comunicações, maiores serão as chances de converter o contato em negócios e, também, de atrair mais clientes.

TENHA DIFERENCIAIS

Oferecer um bom atendimento ao cliente da marcenaria passa também por oferecer diferenciais para quem compra com seu negócio. Disponibilizar canais diversificados para o cliente entrar em contato, como telefone, e-mail e WhatsApp, por exemplo, facilita a vida do consumidor e destaca sua marcenaria em relação à concorrência.

Outro ponto importante para não decepcionar no atendimento ao cliente é responder ao consumidor com rapidez. Se ele pediu um orçamento, não demore a dar retorno e sempre diga o prazo que sua empresa levará para retomar o contato.

É preciso, ainda, ter agilidade e atenção também na hora de responder a possíveis reclamações sobre os produtos e serviços. Nenhuma empresa gosta de ser criticada, mas é preciso ter em mente que o feedback, mesmo que negativo, é valioso para poder sempre oferecer o melhor possível para os consumidores.

CONTE COM MIX DIVERSIFICADO

Para atender melhor o cliente da sua marcenaria é necessário contar com mix diversificado de produtos e serviços na sua empresa. O ideal é que o consumidor encontre tudo o que ele precisa em um só lugar, o que, além de aumentar o volume de vendas da sua marcenaria, também facilita a vida de quem compra com você.

Oferecer toda sorte de serviços para o consumidor também é um passo importante para conquistar sua preferência e ter o melhor atendimento possível.

TREINE SEUS FUNCIONÁRIOS

Para ter um bom atendimento ao cliente é preciso ainda investir no treinamento de todos os funcionários da marcenaria. Dessa forma, eles aprenderão a melhor maneira de lidar com os consumidores e saberão agir em caso de problemas. 

Melhorar o atendimento ao cliente da marcenaria é um ponto essencial para manter a competitividade da sua empresa no setor moveleiro, que está cada vez mais concorrido. Para ter sucesso nessa missão, é preciso saber escutar o consumidor, oferecer produtos e serviços alinhados ao seu perfil e, também, buscar constantemente oferecer a melhor experiência possível para seu cliente.

Fique atento ao feedback de quem compra com a sua empresa para estar sempre melhorando e, também, responda rapidamente às possíveis reclamações dos consumidores. Agilidade é fator essencial para manter o cliente satisfeito.

Fonte: https://blog.promob.com/como-melhorar-o-atendimento-ao-cliente-da-marcenaria/